Certa manhã de maio, o paulista Kenzo Yama recebeu um gif com uma mensagem “Eu te amo” de alguém que dizia ser sua mãe. O número diferente logo chamou sua atenção e o fez questionar o interlocutor.

A resposta com uma série de erros ortográficos aumentou as suspeitas. Yama se antecipou ao golpista e pediu dinheiro, o que fez o estelionatário desistir da conversa. A reportagem, com capturas de tela da conversa, foi publicada na rede social Reddit.

Diferentemente de Yama, pelo menos outras 9.645 pessoas sofreram golpes no WhatsApp, entre os mais de 75 mil casos de fraude digital e hackeamento de celulares registrados no estado de São Paulo.

A plataforma é a mais citada, à frente do Instagram (8.061), Facebook (1.229), “aplicativos de mensagens” (1.083) e aplicativos de namoro (75).

Os dados sobre os 75.102 casos de hackeamento de celulares e outros crimes digitais no estado de São Paulo entre janeiro de 2019 e abril deste ano são publicados pela…

WhatsApp é plataforma mais citada em BOs no estado de SP – 30/10/2023 – Tec

UOL

By UOL

Informações atualizadas nas áreas de política, economia, saúde, tecnologia, esporte, entretenimento e conteúdo do público http://www.uol.com.br