Lula e Haddad
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil – 28/06/2023

Lula e Haddad

Embora a economia em 2023 tenha superado as expectativas da maioria dos economistas do mercado financeiro, o ano de 2024 será ainda mais desafiador. Dados sobre a receita federal e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) demonstram que o país passa por um período de desaceleração da atividade econômica e de problemas de fluxo de caixa. Como resultado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devem priorizar medidas que acelerem o crescimento e engordem os cofres do governo.

O PIB está numa trajetória descendente visível. Apesar do salto surpreendente no primeiro trimestre, quando subiu 1,9%, os demais trimestres foram mais lentos, com alta de 0,9% no segundo e de 0,1% no terceiro. Para 2024, a previsão é encerrar o ano com alta de 1,5%, voltando aos anos “pibinho”.

A receita federal bateu recorde negativo em novembro. Ó…

Quais serão as prioridades de Lula na economia em 2024?

iG News

By iG News

O iG dedica-se, diariamente, a produção de conteúdo jornalístico, bem apurado e democrático. A atuação do iG nas redes sociais também faz parte do nosso compromisso com a informação