Após reforma ministerial em setembro, o governo Lula (PT) trocou a presidência da Caixa nesta quarta-feira (26) para ampliar o espaço do centrão no primeiro escalão e servir o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Horas depois da nomeação de Carlos Vieira, os deputados aprovaram o projeto de lei que tributa empresas offshore e fundos pertencentes aos super-ricos.

A liderança do governo na Câmara negou relação entre os dois fatores, mas o texto — considerado crucial para que o Planalto aumente a arrecadação e cumpra as metas fiscais em 2024 — se arrastava na Câmara desde o final de agosto.

O PP e os Republicanos deram bons votos ao governo, mas o resultado não implica apoio automático do centro. A Folha mostrou que o bloco ainda exige vice-presidências da Caixa e gestão da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A pressa do governo na agenda econômica deve continuar sendo instrumento de barganha de posicionamentos e emendas no próximo ano, quando…

Podcast: a relação de centrão e governo pós-troca na Caixa – 27/10/2023 – Podcasts

UOL

By UOL

Informações atualizadas nas áreas de política, economia, saúde, tecnologia, esporte, entretenimento e conteúdo do público http://www.uol.com.br