Vale a pena fazer o saque aniversário do FGTS?
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Vale a pena fazer o saque aniversário do FGTS?


Instituído em 2019 e implementado desde 2020, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permite o saque de parte do saldo de qualquer conta do fundo, ativa ou inativa, todos os anos, durante o mês de aniversário do trabalhador.

Porém, quem aderir a essa modalidade não poderá sacar o saldo na rescisão do contrato, apenas os 40% da multa. Para recuperar o direito ao dinheiro em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador deverá aguardar 25 meses após aderir ao saque-aniversário. As regras do saque-aniversário foram aprovadas em 2019, entrando em vigor em janeiro de 2020.

Atualmente, as contas do FGTS rendem 3% ao ano mais TR (taxa referencial), que acumulou 1,76% em 2023. Além disso, há a distribuição dos lucros do fundo, contribuindo para a rentabilidade. Para 2024, decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a…

Fazer o saque-aniversário do FGTS vale a pena?

iG News

By iG News

O iG dedica-se, diariamente, a produção de conteúdo jornalístico, bem apurado e democrático. A atuação do iG nas redes sociais também faz parte do nosso compromisso com a informação