Todos os anos, ocorrem mais de 100 bilhões de ataques cibernéticos no Brasil, que causam danos à economia nacional estimados entre R$ 200 bilhões e R$ 600 bilhões.

Além do impacto financeiro, episódios como o ransomware WannaCry, o fechamento do Oleoduto Colonial e o “apagão” no Conecte SUS ilustram que a ausência de uma Política Nacional de Segurança Cibernética e de uma Agência Nacional de Segurança Cibernética é inaceitável.

É fácil imaginar cenários “ciberapocalípticos”, mas o nosso dia a dia é suficiente para compreender a importância deste tema e, acima de tudo, agir.

Para adoptar e implementar tais políticas, a cultura de responder aos problemas apenas depois de o “leite ter derramado” deve ser ultrapassada. Isto porque políticas como a cibersegurança, quando se centram na prevenção e na resiliência, nem sempre chegam às manchetes, ao mesmo tempo que trazem custos de construção de capacidade estatal e privada.

As propostas apresentadas…

Brasil precisa de uma política nacional de cibersegurança – 07/12/2023 – Mercado

UOL

By UOL

Informações atualizadas nas áreas de política, economia, saúde, tecnologia, esporte, entretenimento e conteúdo do público http://www.uol.com.br