“Bostificação” é o conceito cunhado pelo escritor canadense Cory Doctorow para se referir ao estado atual das grandes empresas de tecnologia, as gigantescas empresas de tecnologia – Apple, Amazon, Microsoft, Alphabet (Google) e Meta (Facebook).

Doctorow pegou o neologismo —“enshittification”, em inglês— de um tweet e criou uma definição: antes de se referir à recorrente piora dos serviços de base tecnológica, a palavra se refere a como as big techs têm tomado seus consumidores como reféns, numa situação de relacionamento desigual guiado pelo jogo de influência sobre os governos.

“A regulamentação, tal como está, proíbe as pessoas de se defenderem”, afirma o formulador.

Jornalista de formação e pesquisador da renomada entidade de direitos da Internet Electronic Frontier Foundation, Doctorow afirma que o atual arranjo econômico e institucional é tolerante com os monopólios, já que as leis contra práticas anticompetitivas não funcionam mais.

Por um lado, isso…

Big tech ‘virou merda’, mas vive do lobby, diz escritor – 21/01/2024 – Tec

UOL

By UOL

Informações atualizadas nas áreas de política, economia, saúde, tecnologia, esporte, entretenimento e conteúdo do público http://www.uol.com.br