Respondi que pessoas de culturas diferentes não participavam de nada, que o futuro estava sendo desenhado por muito poucas empresas dos EUA e da China, sem muito debate ou muita participação global. Quem tem as condições necessárias para desenvolver a tecnologia dita as regras do jogo.

O boom da IA ​​generativa ocorreu este ano, o que criou as condições para uma concentração ainda maior de poder nas mãos das Big Techs. Os serviços de chatbot, como ChatGPT e Bard, são movidos por modelos fundacionais gigantescos que poucas empresas conseguem treinar, afinal, exigem um custo computacional proibitivo para as empresas brasileiras.

A alternativa então – não só no Brasil, mas em quase todos os outros lugares – é usar esses modelos de IA como produto final ou como base para aplicações locais. OpenAI, por exemplo, oferece APIs para desenvolvedores conectarem aplicativos e resolverem problemas que exigem IA de alto desempenho. Serviços semelhantes são…

7 pontos sobre IA para diminuir dependência dos ricos

UOL

By UOL

Informações atualizadas nas áreas de política, economia, saúde, tecnologia, esporte, entretenimento e conteúdo do público http://www.uol.com.br